Núcleo de Tecnologia Educacional: IAT, através do NTE 01, inicia proposta de inclusão digital da Vila São Francisco

21 setembro 2007

IAT, através do NTE 01, inicia proposta de inclusão digital da Vila São Francisco

O Núcleo de Tecnologia Educacional 01 está promovendo, em parceria com as Faculdades Jorge Amado, O Projeto de INCLUSÃO DIGITAL: Pontos de acesso a COMUNIDADE do entorno do NTE 1. O projeto, iniciado em setembro de 2007, pretende tecer suas ações durante o processo de encontros, discussões e necessidades dos atores envolvidos: os moradores da Vila São Francisco.

A proposta surge da percepção, pelo NTE 01, das dificuldades de acesso vividas pelas comunidades locais – comunidades próximas às unidades escolares estaduais e também das comunidades próximas ao próprio NTE – de acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC. Além disso, líderes comunitários da Vila fizeram contato com o IAT no sentido de discutir problemas relativos à comunidade e formas de intervenção do Instituto para mudar esta realidade.

A exclusão digital no Brasil apresenta-se como um dos fatores que contribuem para que se perpetue a exclusão social, pois o acesso à informação é condição essencial para que os indivíduos se percebam como cidadãos, compreendam e critiquem a sua realidade e interfiram, positivamente, no meio em que vivem. Segundo dados do Comitê Gestor da Internet – CGI no Brasil, órgão federal que coordena as ações de Internet no país, a Região Nordeste concentra um percentual de 65,94% de pessoas que nunca utilizaram um computador.

A ação desenvolvida pelo NTE 01 pretende ser o início de uma parceria com as Faculdades Jorge Amado e com a própria comunidade, no sentido de desenvolver ações educativas pautadas nas necessidades dos moradores. A primeira ação desenvolvida é o CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Com carga horária de 20 horas e aulas ocorrendo sempre aos sábados, ministradas por alunos voluntários da FJA, este curso atenderá 30 pessoas, distribuídas em duas turmas que trabalharão nos laboratórios de informática do NTE 01. Uma das turmas, composta de pessoas adultas com mais de 26 anos, receberá aulas do sistema operacional Windows e seus aplicativos. A outra turma aprenderá a usar o sistema aberto Linux e seus aplicativos.

A proposta teve início no sábado, dia 15/09, com a abertura dos trabalhos, quando a comunidade foi recebida com um café da manhã e obteve informações sobre o IAT, numa aula mediada pela professora Zélia Paim, diretora DIRAF / IAT, e a professora Norma Matos, coordenadora do NTE 01, que culminou com a elaboração de um contrato de convivência do grupo durante o curso. Nos próximos 5 sábados o IAT continuará recebendo os moradores da Vila de São Francisco para dar continuidade às aulas. Uma outra ação em planejamento, que atenderá a mesma comunidade, será realizada em parceria com a UNIRB, universidade particular que designará alunos voluntários do curso de Pedagogia para trabalharem produção de blogs.

This album is powered by BubbleShare - Add to my blog

Espera-se assim que o NTE 01 inicie uma era de maior interação entre o IAT e as comunidades locais, extrapolando assim os muros que separam as instituições públicas dos atores que compõem o seu entorno.