O Núcleo de Tecnologia Educacional 01 está promovendo, em parceria com as Faculdades Jorge Amado, O Projeto de INCLUSÃO DIGITAL: Pontos de acesso a COMUNIDADE do entorno do NTE 1. O projeto, iniciado em setembro de 2007, pretende tecer suas ações durante o processo de encontros, discussões e necessidades dos atores envolvidos: os moradores da Vila São Francisco.
A proposta surge da percepção, pelo NTE 01, das dificuldades de acesso vividas pelas comunidades locais – comunidades próximas às unidades escolares estaduais e também das comunidades próximas ao próprio NTE – de acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC. Além disso, líderes comunitários da Vila fizeram contato com o IAT no sentido de discutir problemas relativos à comunidade e formas de intervenção do Instituto para mudar esta realidade.
A exclusão digital no Brasil apresenta-se como um dos fatores que contribuem para que se perpetue a exclusão social, pois o acesso à informação é condição essencial para que os indivíduos se percebam como cidadãos, compreendam e critiquem a sua realidade e interfiram, positivamente, no meio em que vivem. Segundo dados do Comitê Gestor da Internet – CGI no Brasil, órgão federal que coordena as ações de Internet no país, a Região Nordeste concentra um percentual de 65,94% de pessoas que nunca utilizaram um computador.
A proposta teve início no sábado, dia 15/09, com a abertura dos trabalhos, quando a comunidade foi recebida com um café da manhã e obteve informações sobre o IAT, numa aula mediada pela professora Zélia Paim, diretora DIRAF / IAT, e a professora Norma Matos, coordenadora do NTE 01, que culminou com a elaboração de um contrato de convivência do grupo durante o curso. Nos próximos 5 sábados o IAT continuará recebendo os moradores da Vila de São Francisco para dar continuidade às aulas. Uma outra ação em planejamento, que atenderá a mesma comunidade, será realizada em parceria com a UNIRB, universidade particular que designará alunos voluntários do curso de Pedagogia para trabalharem produção de blogs.
This album is powered by BubbleShare - Add to my blog
Espera-se assim que o NTE 01 inicie uma era de maior interação entre o IAT e as comunidades locais, extrapolando assim os muros que separam as instituições públicas dos atores que compõem o seu entorno.